O texto também ensina que o atleta cristão recebe o prêmio da vida eterna. No tempo de Paulo o prêmio era uma coroa feita de folhas de pinheiro, que era altamente valorizada e cobiçada pelos atletas. Hoje, o prêmio é uma medalha de ouro para o atleta que alcança o primeiro lugar, uma medalha de prata para o atleta que alcança o segundo lugar, e uma medalha de bronze para o atleta que alcança o terceiro lugar, além de outros prêmios menores, mas todos significativos, nos Jogos Olímpicos.
E como deve ser emocionante o momento em que o atleta recebe o prêmio! Há alguns que nem conseguem conter as lágrimas. É o choro da vitória, pois, afinal de contas, de alegria também se chora.
Mas Paulo ensina que todos esses prêmios terrenos são obviamente temporários, passageiros e perecíveis. Paulo informa que o prêmio dos atletas de Deus, o prêmio daqueles que perseverantemente lutam em defesa do Evangelho de Jesus Cristo, em prol da extensão do reino de Deus nesta terra, é uma coroa muito mais valiosa, a saber, uma coroa incorruptível, uma coroa imperecível, uma coroa eterna, uma coroa dotada de valor infinito. Não há troféu comparável a este - o prêmio da vida eterna!
Paulo diz no v. 24: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio?" Paulo não está dizendo aqui que só uma pessoa receberá o troféu da vitória, mas que cada pessoa deve dedicar-se inteiramente à corrida. Por isso diz: "Correi de tal maneira que o alcanceis".
Continua...
Um comentário:
Que prêmio!!!
Postar um comentário